slide1
Comportamento, Geral, Reflexão

SER CHATO FAZ PARTE.

Engraçado como as conversas se desenvolvem. Começamos com um assunto, que leva a outro e a outro… Hoje na sala dos professores, no intervalo, começamos falando sobre a Ocktoebrfest de Blumenau e terminamos falando sobre como é importante ter pais chatos!

Alguns relatavam sua experiência como filhos, outros sua experiência como pais. Ouvi, relembrei, pensei em alguns pacientes e concordei. Os pais de hoje não são suficientemente chatos. Mais do que isso: eles precisam, demasiadamente, ser amados.

Por que chatos? Porque a tarefa de educar e preparar os filhos para a vida nem sempre é fácil ou agradável.

Ensinar a sentar-se direito, comer com a boca fechada, cumprimentar os mais velhos faz parte da tarefa de ser pai e, para que sejam integradas, serão repetidas infinitas vezes. Isso é chato (para as duas partes).

Mandar tomar banho, dormir, fazer a lição, desligar o joguinho e o Ipad é ser chato.

Dizer que não pode ficar mais um pouco na piscina, que não pode ir na festa porque tem prova no dia seguinte, que não pode sair porque você não conhece quem vai, porque não tem idade para ir na balada é ser chato.

Querer falar com a mãe do amigo para saber se vai ter algum adulto em casa na hora da festa, acompanhar até a porta, querer conhecer os amigos é ser chato.

Mas muito mais do que ser chato essa é a maior prova de amor que se pode dar a um filho. Ser chato é difícil, cansativo, trabalhoso. Ser legal é muito, mas muito, mais fácil. Só quem ama é chato.

Os filhos não pedem para nascer e é responsabilidade dos pais amá-los incondicionalmente, ao ponto de serem chatos. Amá-los ao ponto de aguentar ver a frustração, a dor que dizer não causa. Amá-los a ponto de aguentar cara emburrada, portas batendo, malcriação, cara feia. Aguentar comparações com tantos pais que são muito mais legais. Aguentar ser odiado em alguns momentos.

Amigos seus filhos terão muitos. Alguns os acompanharão a vida toda, outros passarão um fase com eles. Alguns serão verdadeiros e estarão sempre ao lado deles. Outros serão falsos e os decepcionarão.

Mas pai e mãe eles só terão um. Não abram mão desse lugar, tão especial. Não abram mão dessa tarefa que, embora complexa, é uma experiência única e gratificante. Amem seus filhos. Sejam chatos!!!

 

 

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply