slide1
Análise Corporal da Relação, Comportamento, Geral, Reflexão

UMA DOR MAIOR QUE A COMPREENSÃO

Esses dias me deparei novamente com o luto pela morte. Não a morte que acontece como coisa inevitável pelo passar dos anos, nem mesmo por aquela que não nos parece muito justa por advir de um acidente ou doença. Falo da morte como escolha.

Já escrevi sobre isso. Escrevi sobre a dor maior que a vida que leva a essa escolha. Escrevi sobre a dor de quem vai. Hoje quero escrever sobre a dor de quem fica e que, por mais que entenda, não compreende. Esse é um luto mais complexo…

Quem escolhe partir escolhe nos deixar. Esse luto vem acrescido da dor do abandono. Talvez por isso muitos falem em atitude egoísta. Aliviou a sua dor, mas me deixou com a minha. Não acredito nisso. Penso em dor, desesperança tamanha, maior que o amor por nós. Talvez os egoístas sejamos nós que queremos que o outro suporte algo tão imensamente dolorido para que nós não tenhamos que sofrer.

Penso ainda que essa possa ser uma escolha de amor por nós. Para nos poupar de testemunhar seu sofrimento, de sofrer junto. Para nos libertar de sua dor e nos permitir seguir em frente. Só não nos dão a possibilidade de escolha.

O que me leva a pensar sobre a impotência. A morte sempre nos confronta com nossa absoluta impotência diante dela. Podemos retardá-la, nunca impedi-la. Quando alguém que amamos decide partir também nos confrontamos com a impotência diante da dor. Não pudemos aliviar, curar, ajudar a suportar. Fizemos tudo o que sabíamos e podíamos… não foi suficiente. Desculpe.

A tudo isso é acrescido o silêncio, o tabu. Falar da dor, da perda nunca é fácil, mas quando a pessoa escolheu ir é quase impossível. As coisas não são ditas, são sussurradas. Entendo, mas não ajuda. Nos torna solitários.

Por isso é tão difícil. Resta chorar, seguir a vida… Resta pensar que a pessoa tão amada está livre, não sofre mais. Restam lembranças dos bons momentos, das risadas, da partilha, do amor. Resta a esperança do reencontro…

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply