Leveza
Comportamento, Geral, Reflexão

É PRECISO TER LEVEZA!

A cada semana quando vou escrever um artigo fico em busca de inspiração, de uma tema que seja relevante e que interesse às pessoas. Muitas vezes é fácil. O tema está ali esperando por mim e o texto flui. Outras vezes é difícil. Começo, desisto, reescrevo, mudo… Busco inspiração a minha volta. Hoje comecei um texto falando dos meus cachorros, mas o tom estava um tanto melancólico. Desisti.

Muitas vezes a inspiração vem de temas que surgem no dia-a-dia do consultório. Mas esta semana foi pesada e não quero um texto denso, com um tema complexo. Quero algo leve.

Lembrei de um vídeo que assisti no facebook. Lindo!! Um grupo de mulheres acima dos 60 anos tendo aula de balé. Muitas nunca tinham dançado. Todas lindas, com uma leveza… Fiquei com vontade. De dançar como elas, de ter aulas, de ser leve.

Leveza é o que falta no mundo hoje em dia. Falo da leveza que encontramos na criança pequena e na velhice vivida com tranquilidade.

Aquelas mulheres não pareciam estar preocupadas com a opinião dos outros, com a perfeição dos passos. Estavam concentradas na música, no movimento, na liberdade. Seu compromisso era com seu prazer. Lindas!!!!

Será que é preciso envelhecer para compreender onde reside a verdadeira beleza e o verdadeiro prazer? Espero que não.

A beleza não está num padrão, está na singularidade de cada corpo, com sua forma, suas marcas, sua história. A beleza não está somente na juventude, está na vida vivida, saboreada.

A beleza está em desfrutar do que nos faz bem, do que nos faz alegres.

Desfrutar, saborear. Tenho a sensação que perdemos essa capacidade. É tudo tão rápido, feito com tanta pressa, urgência, que não temos o tempo necessário para de fato aproveitar as experiências, de vivê-las plena e intensamente.

Silêncio, contemplação, simplicidade, acho que era sobre isso que queria falar quando comecei a escrever sobre meus cachorros. Eles sabem fazer isso.

O mundo em que vivemos anda rápido. Tudo bem. É assim. Mas isso não impede que tiremos alguns minutos diariamente para desacelerar, para desfrutar de algo que nos dá prazer. Com leveza e alegria. Quem sabe dançar…

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply