Slide1
Comportamento, Geral, Reflexão

CHEGA DE “MIMIMI”!

Fui convidada para fazer uma palestra para mulheres em comemoração ao seu dia. O tema era a Saúde Emocional da Mulher. Preparando a palestra fiz algumas reflexões e quero compartilhar duas com vocês.

Nós mulheres assumimos diversos papéis em nossa vida adulta. Somos filhas que, muitas vezes, passamos a cuidar de nossos pais fragilizados pela idade. Somos mães, tarefa ao mesmo tempo gratificante e desafiadora. Somos namoradas, companheiras, esposas e cuidamos dessa relação de amor. Somos donas de casa, e falo aqui não como um fardo, mas como um cuidado com o lar que construímos para nós mesmas e nossa família. Somos profissionais enfrentando os desafios diários de um mercado competitivo e, no Brasil, a maior parte do tempo em crise. Somos amigas e na cumplicidade feminina construímos a rede de afeto que nos acompanha nos momentos bons e difíceis. Vivemos nossa espiritualidade, buscando na fé a força e a inspiração que precisamos. Somos mulheres que, por força da época em que vivemos, precisamos ser magras, saradas, sempre bonitas e cheirosas, sensuais, desejantes, vivendo a sexualidade plenamente.

Ufa! É bastante coisa. E nos queixamos. Fiz isso nesse final de semana pós-carnaval. Viajei e na volta tinha que preparar três aulas, a palestra da qual estou falando, alguns critérios de avaliação para um projeto que estou desenvolvendo, acertar a contabilidade, cuidar dos meus cachorros, etc., tudo num fim de semana. Teve um momento que me desesperei e pensei que não ia dar conta. Não sabia por onde começar.

Nessa hora me veio a mente o filósofo brasileiro Luis Felipe Pondé e a expressão que, se ele não cunhou, utiliza frequentemente “mimimi”. Pensei: chega de mimimi Luiza!!! Você sabe que de um jeito ou de outro você vai dar conta de tudo (e dei) e, além do mais, foram suas escolhas!!! Você tem três aulas para preparar porque aceitou a tarefa e adora isso. Tem que preparar a palestra porque você aceitou o convite, honrada com a oportunidade de compartilhar sua experiência e aprender com outras mulheres. O projeto é algo que você está criando, é um sonho seu!!! Você tem contas para pagar porque tem casa, carro, etc. Tem que passear os cachorros porque você adora estar com eles. Essa é a vida que você escolheu para você.

Precisamos parar de nos queixar tanto. Nós assumimos tanta coisa porque damos conta. Somos multitarefa. Claro que ajuda e divisão de tarefas são bem vindas, mas se não vierem, nós damos conta. E precisamos parar de reclamar e nos orgulharmos disso.

A segunda reflexão veio de um vídeo que recebi onde certa senadora conclamava as mulheres a uma greve geral, inclusive de sexo. Patético. Mas fiquei pensando na questão da luta das mulheres! Sou absolutamente a favor que, como seres humanos e cidadãs, tenhamos os mesmos direitos que os homens. Isso não se discute. No entanto, me incomoda o termo luta. Porque se lutamos é contra algo ou alguém. Isso é colocar os homens como inimigos. E se estamos em luta, eles também estarão. Eu prefiro aliança, parceria, cumplicidade. Prefiro uma construção em equipe. Porque numa luta, alguém sairá derrotado e a partir daí é mais difícil um relacionamento amigável, colaboração.

Mulheres e homens são diferentes anatômica, fisiológica, bioquimicamente. No que somos iguais cidadania e humanidade quero igualdade. No que somos diferentes quero respeito e complementariedade. Nós mulheres podemos lutar, sabemos fazer isso quando necessário e, para defender o que é importante para nós, viramos verdadeiras feras. Mas temos uma outra forma de conseguir o que queremos que é através do diálogo, da ternura, do afeto. Prefiro a segunda.

Não somos nem mais, nem menos. Somos diferentes. Mas juntos mulheres e homens são muito mais, são a parceria perfeita idealizada pelo criador.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply