Slide4
Comportamento, Geral, Reflexão

AI QUE SONO…

Hoje quero falar de um assunto que tem sido recorrente em meu consultório: o sono das crianças. As crianças hoje em dia dormem pouco! E isso não é saudável.

O sono é muito importante para o desenvolvimento das crianças e o ideal é que durmam de 09 a 10 horas por dia. Enquanto elas dormem elas crescem, o corpo se prepara para as aventuras do dia seguinte, o cérebro processa as aprendizagens do dia, armazena as mais significativas e muito mais.

Noites mal dormidas ou poucas horas de sono podem interferir no aprendizado. Crianças que dormem pouco podem ficar irritadiças, ter dificuldade para prestar atenção na aula, ter alterações de humor (podendo chegar a depressão), etc. Algumas pesquisas apontam que crianças que não tem rotina para dormir e dormem poucas horas têm um desempenho pior em testes escolares e um empobrecimento emocional, cognitivo e na sua criatividade, além de uma diminuição da capacidade de armazenamento de informações.

Estabelecer uma rotina com horário para ir dormir, ir baixando os estímulos um pouco antes (diminuir as luzes, desligar a TV, etc.), deixar o banho para o final do dia, um leitinho quente são atitudes que podem ajudar.

No entanto, existe um outro fenômeno ligado ao sono que me preocupa. Crianças de dois, três, sete anos que dormem no quarto e até mesmo na cama dos pais!! Isso é muito não é saudável, nem para criança nem para o casal.

Para o casal é ruim porque além de prejudicar o sono atrapalha a intimidade do casal. Para muitos pais a pergunta a ser feita é: Por que vocês precisam que seu filho fique entre vocês dois?

Para a criança é ruim por vários motivos. Porque impede ela de crescer emocionalmente. Os bebês podem dormir no quarto dos pais, as crianças maiores, os adolescentes e os adultos dormem no seus quartos.

É ruim porque gera insegurança, pois se os pais mantêm o filho no quarto é porque ele não tem condições de dormir sozinho.

Pode expor a criança a sexualidade dos pais o que não é bom para o seu desenvolvimento psíquico.

Quando a criança é mais velha pode trazer dificuldades na sua socialização, pois ela se envergonhará de contar isso na escola e muitas vezes não poderá ir dormir na casa de um amigo (ou convidar um para dormir na sua casa) porque não consegue dormir longe dos pais.

A tarefa de tirar o filho do quarto (e da cama) dos pais não é fácil. É um processo doloroso para todos e tanto mais doloroso quanto mais velha é a criança.

Por isso a criança deve dormir desde bebê no seu berço e depois na sua cama e no seu quarto. Ser pai e mãe é uma tarefa cheia de encantos e prazeres, mas também é trabalhosa. E isso incluí levantar algumas vezes a noite para cobrir o filho, atender seu chamado, etc. Faz parte.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply