Nos artigos deste mês tenho falado de temas referentes aos sentimentos que marcam a chegada do final do ano. Falei de gratidão, caridade, solidariedade, empatia…
Para a grande maioria das pessoas essa é uma época de alegria, de família reunida, de presentes e tradições. Para outros um momento de saudades, de tristeza até. Mas acredito que todos são tocados de alguma forma pela chegada do Natal.
Preparativos são feitos: árvores e enfeites, as melhores receitas para ceia, uma roupa nova, talvez, e presentes. Uma série de celebrações entre amigos ou colegas de trabalho.
Acabamos por chegar ao dia do Natal cansados, pois são tantos os compromissos e coisas a fazer que passamos o mês na correria. Embora tenhamos prometido que iríamos nos preparar com antecedência, cá estamos com uma série de coisas que deixamos para o último momento. Faz parte.
Mas não vamos esquecer que a melhor receita da ceia é estarmos reunidos em volta da mesa com as pessoas que amamos. Que o melhor presente é um abraço carinhoso, um sorriso alegre por estarmos juntos.
Com o passar dos anos, quando olharmos as inúmeras fotos deste dia, talvez lembremos se o peru estava bom ou não, e do presente que ganhamos, mas a mais bela lembrança, aquela que deixará saudades, será dos encontros, das risadas, das histórias. Porque são as pessoas e os afetos que realmente importam.
Então nesse ano faça uma bela ceia, troque presentes, mas pense em algo especial que você gostaria de dizer para cada um. Escreva um cartão e que ao entregá-lo o abraço seja por inteiro. Aos que estiverem distantes um telefonema e aos que já se foram uma oração.
Lembremos do primeiro Natal, onde celebrou-se o nascimento de uma criança e com ela de uma família, onde o maior presente foi o amor.





No Comments